TRANSMISSÃO DE ENÉRGIA ELÉTRICA
È processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
Processos envolvidos na Transmissão
Para a energia ser útil em uma casa ou comércio, ela vem da rede de transmissão e é reduzida para a rede de distribuição. Isso pode acontecer em várias etapas. O local onde ocorre a redução da "transmissão" para a "distribuição" é a subestação de distribuição. Uma subestação de distribuição geralmente faz duas ou três coisas:ela tem transformadores que reduzem a tensão de transmissão (de uma faixa de dezenas ou centenas de milhares de volts) ;ela tem um "barramento" que pode direcionar a energia para várias cargas;geralmente há disjuntores e chaves, visando desconectar a subestação da rede de transmissão ou desligar linhas que saem da subestação de distribuição quando necessário.
Representação dos processos de transmissão
Quando a eletricidade chega as cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações, que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua. Antes de entrar nas casas a energia ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida ela vai para a caixa do medidor de energia elétrica, o relógio de luz.
![]() |
| Demostração do processo de trasmissão de energia através de uma usina hidrelétrica |


Nenhum comentário:
Postar um comentário